02 outubro 2012

Adubo Verde





A adubação verde é o cultivo de plantas que estruturam o solo e o enriquecem com nitrogênio, fósforo, potássio, enxofre, cálcio e micronutrientes, que consiste em cultivar plantas que depois, serão picadas, servindo como cobertura ou forragem até serem decompostas.

Normalmente,as plantas mais utilizadas para esta técnica são as leguminosas. Elas se associam a alguns microrganismos que vivem em sua raiz num processo de simbiose, absorvendo o nitrogênio do ar situado no solo e transforma-o em compostos absorvidos pela planta.
As plantas cultivadas como adubo verde devem ser picadas e deixadas para compostagem e serão usadas como cobertura, você deve corta-las antes de dar sementes, o que as tornaria uma invasora. Também é considerado adubação verde enterrar restos de culturas anteriores.

Para fazer o adubo deve-se picar todos os restos de podas,folhas,restos de legumes crus e fazer num cantinho da sua horta, uma pilha de camadas alternadas de terra ,folhas,matos, restos de cozinha,tendo o cuidado de ir uma vez por semana revirando a pilha, se usar um picador o processo acelera na decomposição,leva em média 2 meses. A matéria orgânica que resultará sera o humos que irá empregar nas hortas e vasos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário