18 outubro 2012

Laranja Lima

As laranjas doces (Citrus sinensis), como todos os cítricos, pertencem à família das rutáceas. Acredita-se que surgiram no Leste Asiático. De lá, teriam sido levadas para a África, de onde se espalharam pela Europa. Na época dos Descobrimentos, chegaram à América. Dos cruzamentos das 10 ou 12 espécies originais do gênero Citrus surgiriam milhares de variedades. Só de laranja são cerca de 2000. Foram tantos séculos de seleção que as ascendentes selvagens se perderam no tempo. Hoje, cerca de 100 frutas cítricas são cultivadas em grande escala. A laranja-lima (Citrus sinensis Osbeck) é uma delas. Suculenta, muito doce e pouco ácida, tem aroma característico e agradável, sem ser forte. Os frutos de cerca de 120 gramas, com formato cilíndrico e casca de espessura média, amadurecem de março a junho. Também são vendidas como laranja-lima algumas outras variedades. Uma delas, a piralima, um pouco mais achatada e menor, nasceu de uma experiência em 1929. Sua polpa é mais clara e a textura, mais firme. Recebeu o nome em homenagem à cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, onde foram feitos os primeiros estudos com ela. Há ainda a lima tardia, lima mineira ou lima verde, com frutos de formato que vai do ovalado ao esférico, um pouco mais ácida. Começou a ser plantada no Município de Limeira, também em São Paulo, a partir de sementes vindas de Minas Gerais e pode ser uma mutação da laranja-pêra. Por último, há a laranja-serra-d'água, também mais ácida, embora saborosa. Todas são ótimas para degustar em gomos. Muito indicadas para crianças, ajudam a compor deliciosas receitas. Seu sabor suave incrementa sucos, coquetéis, sorvetes, bolos, caldas doces e até molhos para carne e vinagretes.

Saúde
É ruim para
Ser consumida em excesso por pessoas que fazem regime, pelo bom teor calórico; e quem tem o trânsito intestinal aumentado, porque pode ter efeito laxativo.
É bom para
Crianças e adultos com problemas gástricos, pela baixa acidez; grávidas, lactantes e fumantes, pelo alto teor de vitamina C; e quem tem intestino preso, por ser hidratante.
Ficha técnica
100 g de laranja-lima contêm:
Vit. B6 - 0,06 mg
Folacina - 30,3 mcg
Niacina - 0,282 mg
Ác. Pant. - 0,25 mg
Vit. C - 53,2 mg
Vit. E - 0,24 mg
Cálcio - 40 mg
Magnésio - 10 mg
Fósforo - 14 mg
Potássio - 181 mg
Calorias - 44,7
Proteínas - 0,939 g
Carboidratos - 11,8 g
Gordura - 0,12 g
Fibras - 2,4 g
Vit. A - 21 RE
Vit. B1 - 0,087 mg
fonte:http://caras.uol.com.br/noticia/laranja-lima#image0

Nenhum comentário:

Postar um comentário