Mata-Mato...MATA!



O herbicida glifosato, comumente conhecido como “mata-mato”, é o agrotóxico mais comercializado no mundo. Ele possui ação sistêmica, ou seja, ao ser aplicado nas folhas das plantas este pode ser translocado até as raízes; além disso, possui uma outra ação chamada não seletiva, pois aplicado em doses adequadas levará qualquer planta à morte, menos plantas transgênicas. 
Em bioquímica estuda-se que o glifosato atua sobre as plantas inibindo a ação da enzima 5-enolpiruvil shiquimato-3-fosfato ácido sintetase (EPSP). As enzimas são catalisadores biológicos, tendo a função de facilitar as reações químicas. A inibição da atuação da enzima EPSP compromete a síntese biológica de alguns aminoácidos essenciais para o crescimento e sobrevivência de muitas plantas, além de comprometer a síntese de clorofila. O glifosato causa a alteração da estrutura celular das plantas levando a danos celulares irreversíveis, causando a morte das plantas.
Em plantas geneticamente modificadas, como por exemplo, a soja transgênica, a indústria introduziu a proteína CP4, extraída de uma bactéria do gênero Agrobacterium freqüentemente encontrada nos solos tropicais. A proteína CP4 introduzida na soja tem a função de conferir à planta tolerância em relação à ação do glifosato.
Desta forma, quando o glifosato é aplicado em uma plantação de soja transgênica para eliminar as plantas daninhas, ele não irá matar a soja transgênica, pois ela foi desenvolvida para não ter a enzima EPSP inibida, ou seja, ela continuará crescendo, fazendo fotossíntese. No entanto, segundo o Journal of Pesticide Reform (1998), em testes laboratoriais, o glifosato aumentou a suscetibilidade das plantas às doenças e reduziu o crescimento das bactérias simbíoticas fixadoras de nitrogênio, causando distúrbios metabólicos nas raízes noduladas. Ainda segundo esta mesma revista o glifosato mostrou-se tóxico para os fungos micorrizicos que são benéficos às plantas. 
Os fungos micorrizicos possuem uma ação simbiótica com a maioria das plantas: eles atuam dentro e em torno das células das raízes das plantas fornecendo a estas principalmente o nutriente fósforo e agindo como uma extensão radicular para a captação de água para a planta.
Antes de a soja transgênica aparecer “oficialmente” no mercado brasileiro, o limite máximo do agrotóxico glifosato aceitável pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) passível de presença em soja, era de 0,2 miligrama por quilo de grão. No período próximo a liberação do cultivo de soja transgênica no Brasil, a ANVISA, pressionada pela indústria dos agrotóxicos, decidiu aumentar o índice aceitável de glifosato presente no grão em 50 vezes, ou seja, de até 10 miligramas de glifosato por quilo de grãos de soja transgênica.
O principal nome comercial do herbicida glifosato comercializado mundialmente é o Round-up, da empresa Monsanto. Na formulação do Round-up, além do glifosato (princípio ativo), são utilizados outros compostos químicos, como os surfactantes, que possuem a função de auxiliar o glifosato a penetrar nas células das plantas. Os surfactentes possuem a capacidade de causar toxidade aguda, maiores ainda do que o próprio glifosato, porém, nas formulações dos agrotóxicos os surfactantes são classificados como componentes inertes.
De acordo com C. K. Grisolia, o Round-up, pode ser até trinta vezes mais tóxico aos peixes que o produto técnico glifosato, justamente por causa dos ditos componentes inertes das formulações. Além dos efeitos insalubres para a saúde humana e de contaminação ambiental causados pelo glifosato e de surfactantes, existe ainda a preocupação com a toxicidade dos ainda pouco estudados produtos metabólicos do glifosato, como o ácido aminometil fosfônico (AMPA), o principal metabólico do glifosato.
A análise laboratorial recentemente realizada pelo Centro de Pesquisa e Processamento de Alimentos da Universidade Federal do Paraná em 109 amostras de soja transgênica aponta que 70% das amostras apresentaram contaminação por glifosato e por AMPA. Porém, a Monsanto se contradiz ao afirmar que o AMPA é uma fração do agrotóxico que não retorna à solução do solo e dessa forma torna-se totalmente indisponível para absorção pelas plantas.

pesquisa em: matéria - O glifosato nosso de cada dia nos dai hoje...
                                      Ronaldo Santos de Freitas
                Engenheiro Agrônomo, Técnico em Educação Não-Formal – FASE/MT
                                     http://www.eco21.com.br/textos/textos.asp?ID=1376


Um comentário:

  1. Bom Dia. Posso jogar o líquido diretamente na raiz da árvore? Porque tem uma árvore de nome FICUS que é altamente danosa, onde suas raizes penetram e acabam danificando a casa. Eu queria jogar o liquido diretamente no pé da árvore? Funciona? Já que para mandar cortá-la, fica caro para mim. Obrigada.

    ResponderExcluir