27 outubro 2012

Cabeludinha

Ganhei umas frutinhas amarelinhas, muito suculentas e bem doces de nome muito bonitinho Cabeludinha,nunca tinha visto dizem que é só plantar a semente que nasce vou tentar, mais como não conhecia fui atras de mais informações sobre a pequena frutinha.


Nome Científico: Myrciaria glazioviana (Myrtaceae).
Características: Arbusto perene de 2 a 4 m de altura com copa frondosa e compacta. Suas folhas são verdes, coriáceas, alongadas com 6 a 11 cm de comprimento, formadas dois a dois e opostas nos ramos, a nervura principal é saliente na face inferior e as margens do limbo recurvadas para baixo. O pecíolo é curto e as flores são brancas, pequenas, hermafroditas, autoférteis, formadas em grande quantidade, em gluméluras e axilares. Os frutos maduros são globosos, casca grossa, cor amarela-canário, a polpa é translúcida, suculenta, doce e levemente ácida (adstringente). Em cada fruto contem 1 a 2 sementes grandes.
Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente nos estados do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e de São Paulo.
Aspectos Ecológicos: As condições favoráveis ao bom desenvolvimento e frutificação são: clima ameno a quente, solos férteis ricos em matéria orgânica e boa disponibilidade de água durante o ano. A propagação é feita por sementes e por enxertia. O florescimento ocorre no período de maio a junho. É uma espécie frutífera e por isso atrai grande quantidade de animais, sendo muito útil na recuperação de áreas degradadas. Além disso, por ser uma planta de bela arquitetura, pode ser usada nos trabalhos de paisagismo de praças e jardins
fonte:http://ibflorestas.org.br/pt/cabeludinha.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário