18 outubro 2012

A noz-pecã

Nogueira-pecã no Brasil, foi introduzida por volta de 1910 em algumas regiões distintas do país, pois apesar de ser originária de região temperada, adapta-se relativamente bem a outros solos, desde que não sejam rasos, excessivamente secos e sujeitos a longos períodos de alagamento.
Essa da foto até hoje não deu frutos, devido não ter com quem polinizar,Será?
A parte aproveitável do fruto, representa algo em torno de 40 e 60 %, sendo assim, é necessário em torno de 60 a 160 nozes para atingir o peso de 1 kg.
O espaçamento utilizado entre árvores gira em torno de 7 x 7 m até 10 x 10 m e a propagação da nogueira normalmente é realizada por enxertia de borbulhia no verão ou por garfagem no inverno, sobre porta enxertos oriundos de sementes. As amêndoas normalmente são consumidas na forma “in natura”, em bolos, tortas, entre outros.As árvores são, comumente, incompatíveis entre si pois grande parte das culturas são clones de árvores campestres, apresentando dicogamia incompleta. Assim, geralmente, duas ou mais árvores de diferentes culturas precisam estar presentes para haver a polinização.


Nenhum comentário:

Postar um comentário