18 outubro 2012

Cochonilhas

Cochonilhas


As cochonilhas são pequenos insetos, de apenas alguns poucos milímetros e que pertencem à Ordem Hemiptera (a mesma em que estão incluídos os percevejos, as cigarras, as cigarrinhas e os pulgões). Existem cerca de 2000 espécies de cochonilhas no mundo, sendo que pelo menos de 350 espécies ocorrem no Brasil.Esses insetos sugam a seiva principalmente das folhas, frutos e ramos de suas plantas hospedeiras, algumas espécies também atacam o tronco e as raízes. Quando o ataque é intenso, as plantas são bastante prejudicadas, ficando enfraquecidas e, em casos mais severos, podendo morrer. Os frutos atacados muitas vezes ficam com um aspecto ruim e perdem o valor comercial. Quando se colhem laranjas ou limões diretamente nas árvores suas cascas podem apresentar aspecto ruim, por estarem muitas vezes cobertas de cochonilhas. Para o comércio, essas frutas são lavadas e escovadas em grandes máquinas, até ficarem com as cascas limpas e polidas.
Em teoria, todas as espécies vegetais utilizadas na ornamentação de jardins e de interiores, quando submetidas a condições inadequadas de cultivo, estão vulneráveis ao ataque de cochonilhas. “No caso das suculentas, algumas espécies são mais suscetíveis, como nas Echeverias (rosas-de-pedra)”, diz o biólogo Marcus Corradini. Outras plantas comumente atacadas por esses insetos são a hortência chinesa, a camélia, as laranjeiras e os limoeiros.

Como intervir?
A boa notícia é que livrar o jardim das cochonilhas não é tarefa difícil. De acordo com a intensidade e as condições do ataque, o controle pode ser feito com a poda e a destruição das áreas mais comprometidas. A limpeza das partes mais infestadas com esponja ou escova secas, ou a remoção dos insetos com cotonete embebido em vinagre ou álcool etílico, também são medidas que surtem efeito.
Para os casos em que é necessária uma intervenção mais dura, uma solução é pulverizar a planta atacada com emulsões de sabão de coco ou detergente neutro e, em seguida, pulverizar óleo mineral emulsionável. O óleo mata os animais por asfixia ao formar uma película sobre eles que impede a respiração. Para maior proteção das plantas, é importante que a pulverização seja feita sempre no final da tarde quando há menor incidência de sol.

fonte:
http//www.agriculturaepecuaria.com.br/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=396:
http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2010/04/06/aprenda-a-combater-a-cochonilha-uma-das-pragas-mais-prejudiciais-as-plantas-ornamentais.htm
http://www.dedetizacao-consulte.com.br/cochonilha-cochonilhas.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário