14 outubro 2012

Sauva


                                          

Hoje na parte da tardinha foi uma corrida aqui na chácara,teve revoada de sauvas no popular tanajuras,é muita formiga furando o chão para criar novas colonias ,Aqui no interior de São Paulo elas fazem essas revoadas sempre no mês de outubro,e hoje foi o dia...como não usamos veneno , o modo foi sair caçando tanajura . 

Gabi (cachorra) é a campeã,ela adora comer as formigas.Bom tem quem goste...

(”… A içá torrada venceu todas as resistências,urbanizando-se mesmo, quase tão completamente como a mandioca, o feijão, o milho e a pimenta da terra. Pretendeu-se que os jesuítas, no intuito de livrarem as lavouras da praga das saúvas, tivessem contribuindo para disseminar entre os paulistas o gosto por essa iguaria. Nada há de inacreditável em tal suposição,uma vez que já os primeiros escritos de missionários inacianos em terra brasileira, mencionam a içá como prato saboroso e saudável. Nos meses de setembro e outubro, em que saem aos bandos essas formigas aladas, buscava-as com sofreguidão, nos seus quintais, a gente de São Paulo, e ainda em pleno século XIX, com grande escândalo, para os estudantes forasteiros
eram apregoadas elas no centro da cidade pelas pretas de quitanda, ao lado das comidas tradicionais: biscoito de polvilho, pés-de-moleque, furrundum de cidra, cuscuz de baqre ou camarão, pinhão quente, batata assada ao forno, cará cozido…”)

Então segue a receita de farofa de Tanajura...

Ingredientes

Sal a gosto

Óleo ou Azeite

Farinha

Formigas Tanajura ou Içá (Atenção: somente as fêmeas aladas rainhas são utilizadas nesta receita)

Modo de Fazer

limpam-se as içás das perninhas, asas e cabeças. Em seguida, põe-se de molho em água e sal por cerca de 1/2 hora. Escorre-se bem e leva-se ao fogo, em frigideira com gordura mexendo-se sempre para não queimar. Quando estiverem bem torradas,acrescenta-se farinha de mandioca, mexendo-se sempre, resultando a farofa, ja pronta para ser comida acompanhada de café. Se quiser, coloca-se em pequeno pilão, juntando-se farinha a gosto, daí resultando uma paçoca de içás.

Bom Apetite!!

obs: a formiga é conhecida como ,iça,tanajura,formiga mata-pasto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário