28 setembro 2012

Dicas para formar uma horta


 Em primeiro lugar defina o seu terreno,definido ele, você irá afofar a terra e fazer camas,


as minhas são na media 3 m por 1,20 assim você não terá muito trabalho para limpar entre elas, deixe um espaço de pelo menos 0,50 cm entre as camas(para poder passar ,molhar e mesmo cuidar da horta).

Agora vamos ao preparo do solo:Acrescentar o adubo animal seja de curral bem curtido ou de cama de frango esse tem que ser em menor proporção(adubo de curral 2 kg/m² e de cama de frango será a metade) ou use substrato feito em seu próprio terreno(na página adubo verde tem como se faz).Se seu solo for muito argiloso coloque um balde de areia para 2,0 m²,misture bem ,coriga o seu solo com cal (CaOH) na medida de 50 grs de cal / m²,misture novamente sua cama,deixe descansar uma semana pelo menos.

Passado o tempo de descanso vamos cercar suas camas com (madeira,garrafas pet,essas sem fundo e gargalo,em pé e cheia terra,pedra,tijolos...)para que fiquem pelo menos uns 20 cm a 35 cm do nível do solo quanto mais altas melhor. 

Camas prontas vamos ao plantio, escolha bem o que irá plantar,para iniciantes o ideal é começar com rabanete,nabo,cenouras...e qualquer outra planta que seja de plantio direto,sem precisar fazer mudas. Molhe bem as camas de véspera ou espere chover, no dia seguinte plantes suas sementes de preferencia duas sementinhas por cova,regue duas vezes ao dia,mais cuidado para não deixar o terreno encharcado.


Boa colheita!

OBS: Entre as camas deixe o mato sempre aparado pois ele serve para manter a umidade do terreno e mantem o solo vivo.


Um comentário:

  1. Mas eu compro sementes mesmo no mercados as verduras q vou planta e isso

    ResponderExcluir