27 janeiro 2013

MELIPONICULTURA- ABELHAS SEM FERRÃO

Aqui começa a criação de abelhas sem ferrão,optamos pela abelha Jataí por parecer uma bailarina no ar e ser muito bonito com seu tom de dourado,as pequenas loirinhas fizeram uma colmeia em uma caixa que estava desativada a muitos anos, elas adotaram a caixa novamente ,de lá para cá só foi deixar o tempo fortalecer a colonia, fizemos alguns ajustes e optamos por deixa-las quietas, sem mexer em sua colmeia.

Se prestar atenção na foto ao lado irão notar que a caixa está de cabeça para baixo,com a entrada na parte superior da caixa.
Em janeiro de 2013, eu percebi uma agitação anormal na caixa, pesquisando me informei que poderia ser um exameamento, preparei uma caixa isca com cera de jataí e como se nota na foto abaixo parece que deu certo pois a atividade começou e já fizeram o bico de entrada, estando o novo exame em atividade, notando que a primeira caixa também continuou com sua atividade normal.(*)

Já estamos preparando um pedestal para acomodar a segunda caixa.E me animei tanto que já montei uma terceira caixa bem mais sofisticada para as loirinhas...



(*)OBS: Foi exameamento e não divisão de colonia .

Um comentário:

  1. olá amigo, obrigado pela visita no meu blog! E a propósito espero melhoras em seu dedo e que logo esteja ai produzindo as caixinhas para nossas amigas ASF!
    Obrigado pela dica,e se puder me falar mais sobre o que são esses nós da madeira e como cortar eles...
    Estou usando óculos de proteção e sempre com muito cuidado!

    E aproveitando, aprabéns por essa nova empreitada,as jataís são maravilhosas mesmo! Jataí e Uruçu são as 2 que mais admiro!

    Abraços!

    ResponderExcluir