29 outubro 2012

Pintinhos...




Ontem nasceram 5 pintinhos, teve que recolher do galinheiro, pois a galinha matou 2 que ficou lá.Levou exatos 22 dias para chocar, esses  vingam, coloquei dentro de uma bacia  forrada com palha com um cocho de quiirela e um pote de água,e já comeram com vontade, agora é esperar 15 dias e colocar de volta no galinheiro.Um foi salvo dentro do ovo, parecia que ia morrer , mais vingou , e para o espanto ele é o branquinho ai pelado e hoje já era o maior da turminha.








27 outubro 2012

Jambolão

Hoje foi o dia que podaram os dois Jambolões que o vento quebrou, nossa estou apavorada de tanto galhos que tem para limpar, foram as duas copas inteiras das árvores .O Sr. Beijamin Leme foi quem cortou as copas,é um senhor que trabalha só com podas de árvores,ele é muito conhecido na cidade por ser uma pessoa de astral ,e muito divertido e  nossa o moço tem uma agilidade com a moto serra incrível , e como ele anda entre os galhos como se tivesse andando no chão, e eu que não subo nem em cadeira foi de dar inveja .Quem precisar de uma pessoa para podas de árvores recomendo o Sr. Beijamin .

        Contacto para podas :Sr. Beijamin Leme
                                            Telefone: (14) 9714-3375
                                            Marília - SP

Cabeludinha

Ganhei umas frutinhas amarelinhas, muito suculentas e bem doces de nome muito bonitinho Cabeludinha,nunca tinha visto dizem que é só plantar a semente que nasce vou tentar, mais como não conhecia fui atras de mais informações sobre a pequena frutinha.


Nome Científico: Myrciaria glazioviana (Myrtaceae).
Características: Arbusto perene de 2 a 4 m de altura com copa frondosa e compacta. Suas folhas são verdes, coriáceas, alongadas com 6 a 11 cm de comprimento, formadas dois a dois e opostas nos ramos, a nervura principal é saliente na face inferior e as margens do limbo recurvadas para baixo. O pecíolo é curto e as flores são brancas, pequenas, hermafroditas, autoférteis, formadas em grande quantidade, em gluméluras e axilares. Os frutos maduros são globosos, casca grossa, cor amarela-canário, a polpa é translúcida, suculenta, doce e levemente ácida (adstringente). Em cada fruto contem 1 a 2 sementes grandes.
Locais de Ocorrência: Ocorre naturalmente nos estados do Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais e de São Paulo.
Aspectos Ecológicos: As condições favoráveis ao bom desenvolvimento e frutificação são: clima ameno a quente, solos férteis ricos em matéria orgânica e boa disponibilidade de água durante o ano. A propagação é feita por sementes e por enxertia. O florescimento ocorre no período de maio a junho. É uma espécie frutífera e por isso atrai grande quantidade de animais, sendo muito útil na recuperação de áreas degradadas. Além disso, por ser uma planta de bela arquitetura, pode ser usada nos trabalhos de paisagismo de praças e jardins
fonte:http://ibflorestas.org.br/pt/cabeludinha.html

23 outubro 2012

Resultado da chuva...

O que sobrou das mangueiras...





Tempestade, Chuva, vento...


Nesta madrugada a chácara foi atingida por ventos e chuvas fortes , agora a contagem dos estragos que foram muitos caiu uma mangueira, uma árvore nativa que não sei o nome, está caiu sobre a rede elétrica ou seja estamos sem luz, agora os homens se juntaram e foram  tirar a árvore que é muito grande para estabelecer a luz, metade do jambolão caiu sobre o forno caipira, as casas vizinhas perderam telhas e árvores  arrancadas com raiz. Essa chuva veio para deixar marcas o pior que que para hoje a previsão do tempo será de mais tempestade. Estou preocupada! 

18 outubro 2012

Cochonilhas

Cochonilhas


As cochonilhas são pequenos insetos, de apenas alguns poucos milímetros e que pertencem à Ordem Hemiptera (a mesma em que estão incluídos os percevejos, as cigarras, as cigarrinhas e os pulgões). Existem cerca de 2000 espécies de cochonilhas no mundo, sendo que pelo menos de 350 espécies ocorrem no Brasil.Esses insetos sugam a seiva principalmente das folhas, frutos e ramos de suas plantas hospedeiras, algumas espécies também atacam o tronco e as raízes. Quando o ataque é intenso, as plantas são bastante prejudicadas, ficando enfraquecidas e, em casos mais severos, podendo morrer. Os frutos atacados muitas vezes ficam com um aspecto ruim e perdem o valor comercial. Quando se colhem laranjas ou limões diretamente nas árvores suas cascas podem apresentar aspecto ruim, por estarem muitas vezes cobertas de cochonilhas. Para o comércio, essas frutas são lavadas e escovadas em grandes máquinas, até ficarem com as cascas limpas e polidas.
Em teoria, todas as espécies vegetais utilizadas na ornamentação de jardins e de interiores, quando submetidas a condições inadequadas de cultivo, estão vulneráveis ao ataque de cochonilhas. “No caso das suculentas, algumas espécies são mais suscetíveis, como nas Echeverias (rosas-de-pedra)”, diz o biólogo Marcus Corradini. Outras plantas comumente atacadas por esses insetos são a hortência chinesa, a camélia, as laranjeiras e os limoeiros.

Como intervir?
A boa notícia é que livrar o jardim das cochonilhas não é tarefa difícil. De acordo com a intensidade e as condições do ataque, o controle pode ser feito com a poda e a destruição das áreas mais comprometidas. A limpeza das partes mais infestadas com esponja ou escova secas, ou a remoção dos insetos com cotonete embebido em vinagre ou álcool etílico, também são medidas que surtem efeito.
Para os casos em que é necessária uma intervenção mais dura, uma solução é pulverizar a planta atacada com emulsões de sabão de coco ou detergente neutro e, em seguida, pulverizar óleo mineral emulsionável. O óleo mata os animais por asfixia ao formar uma película sobre eles que impede a respiração. Para maior proteção das plantas, é importante que a pulverização seja feita sempre no final da tarde quando há menor incidência de sol.

fonte:
http//www.agriculturaepecuaria.com.br/joomla/index.php?option=com_content&view=article&id=396:
http://mulher.uol.com.br/casa-e-decoracao/noticias/redacao/2010/04/06/aprenda-a-combater-a-cochonilha-uma-das-pragas-mais-prejudiciais-as-plantas-ornamentais.htm
http://www.dedetizacao-consulte.com.br/cochonilha-cochonilhas.asp

Laranja Lima

As laranjas doces (Citrus sinensis), como todos os cítricos, pertencem à família das rutáceas. Acredita-se que surgiram no Leste Asiático. De lá, teriam sido levadas para a África, de onde se espalharam pela Europa. Na época dos Descobrimentos, chegaram à América. Dos cruzamentos das 10 ou 12 espécies originais do gênero Citrus surgiriam milhares de variedades. Só de laranja são cerca de 2000. Foram tantos séculos de seleção que as ascendentes selvagens se perderam no tempo. Hoje, cerca de 100 frutas cítricas são cultivadas em grande escala. A laranja-lima (Citrus sinensis Osbeck) é uma delas. Suculenta, muito doce e pouco ácida, tem aroma característico e agradável, sem ser forte. Os frutos de cerca de 120 gramas, com formato cilíndrico e casca de espessura média, amadurecem de março a junho. Também são vendidas como laranja-lima algumas outras variedades. Uma delas, a piralima, um pouco mais achatada e menor, nasceu de uma experiência em 1929. Sua polpa é mais clara e a textura, mais firme. Recebeu o nome em homenagem à cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, onde foram feitos os primeiros estudos com ela. Há ainda a lima tardia, lima mineira ou lima verde, com frutos de formato que vai do ovalado ao esférico, um pouco mais ácida. Começou a ser plantada no Município de Limeira, também em São Paulo, a partir de sementes vindas de Minas Gerais e pode ser uma mutação da laranja-pêra. Por último, há a laranja-serra-d'água, também mais ácida, embora saborosa. Todas são ótimas para degustar em gomos. Muito indicadas para crianças, ajudam a compor deliciosas receitas. Seu sabor suave incrementa sucos, coquetéis, sorvetes, bolos, caldas doces e até molhos para carne e vinagretes.

Saúde
É ruim para
Ser consumida em excesso por pessoas que fazem regime, pelo bom teor calórico; e quem tem o trânsito intestinal aumentado, porque pode ter efeito laxativo.
É bom para
Crianças e adultos com problemas gástricos, pela baixa acidez; grávidas, lactantes e fumantes, pelo alto teor de vitamina C; e quem tem intestino preso, por ser hidratante.
Ficha técnica
100 g de laranja-lima contêm:
Vit. B6 - 0,06 mg
Folacina - 30,3 mcg
Niacina - 0,282 mg
Ác. Pant. - 0,25 mg
Vit. C - 53,2 mg
Vit. E - 0,24 mg
Cálcio - 40 mg
Magnésio - 10 mg
Fósforo - 14 mg
Potássio - 181 mg
Calorias - 44,7
Proteínas - 0,939 g
Carboidratos - 11,8 g
Gordura - 0,12 g
Fibras - 2,4 g
Vit. A - 21 RE
Vit. B1 - 0,087 mg
fonte:http://caras.uol.com.br/noticia/laranja-lima#image0

A noz-pecã

Nogueira-pecã no Brasil, foi introduzida por volta de 1910 em algumas regiões distintas do país, pois apesar de ser originária de região temperada, adapta-se relativamente bem a outros solos, desde que não sejam rasos, excessivamente secos e sujeitos a longos períodos de alagamento.
Essa da foto até hoje não deu frutos, devido não ter com quem polinizar,Será?
A parte aproveitável do fruto, representa algo em torno de 40 e 60 %, sendo assim, é necessário em torno de 60 a 160 nozes para atingir o peso de 1 kg.
O espaçamento utilizado entre árvores gira em torno de 7 x 7 m até 10 x 10 m e a propagação da nogueira normalmente é realizada por enxertia de borbulhia no verão ou por garfagem no inverno, sobre porta enxertos oriundos de sementes. As amêndoas normalmente são consumidas na forma “in natura”, em bolos, tortas, entre outros.As árvores são, comumente, incompatíveis entre si pois grande parte das culturas são clones de árvores campestres, apresentando dicogamia incompleta. Assim, geralmente, duas ou mais árvores de diferentes culturas precisam estar presentes para haver a polinização.


Pitanga


A pitanga, fruto da pitangueira (Eugenia uniflora L.), pertence à família botânica das Myrtaceae. É uma planta frutífera nativa do Brasil, da Argentina e do Uruguai. O seu nome vem da palavra tupi "pyrang", que significa "vermelha". Já era apreciada pelos colonizadores que a cultivavam em suas residências, e de seus frutos que produziam doces e sucos, além de utilizarem suas folhas na medicina popular. Apesar de sua origem tropical, seu cultivo já se encontra difundido por diversos países, podendo ser encontrada no sul dos Estados Unidos, nas ilhas do Caribe e em alguns países asiáticos. No Brasil, a região nordeste é a única a explorar comercialmente esta fruta de alto potencial econômico. A pitangueira frutifica de outubro a janeiro, e existe uma grande variação na coloração da fruta, indo do laranja, passando pelo vermelho, e chegando ao roxo, ou quase preto.
As folhas da pitangueira têm conhecidas atividades terapêuticas, tendo sido usadas no tratamento de diversas enfermidades, como febre, doenças estomacais, hipertensão, obesidade, reumatismo, bronquite e doenças cardiovasculares. Tem ação calmante, antiinflamatória, diurética, combate a obesidade e também possui atividade antioxidante. Os extratos da folha da pitangueira, assim como de outras espécies nativas, também apresentam atividade contra Trypanosoma congolense (doença do sono), e moderada atividade bactericida, sobre Staphylococcus aureous e Escherichia coli.
Há uma variedade de compostos secundários, ou fitoquímicos, já identificados nas folhas da pitangueira, como flavonóides, terpenos, taninos, antraquinonas e óleos essenciais. No entanto, sobre a fruta da pitangueira existem  poucos estudos, identificando somente algumas antocianinas e carotenóides. Pesquisas mostram que o conteúdo de fitoquímicos é maior em pitangas maduras do que semi-maduras e estes compostos de uma maneira geral estão concentrados na película da fruta, ou seja, na casca, sendo encontrados em menores concentrações na polpa. Para a pitanga, isto não chega a ser um problema já que, geralmente, é consumida sem a retirada da fina casca que protege a polpa. 
Muitos estudos demonstram que o consumo de frutas e hortaliças, principalmente as coloridas, trazem benefícios à saúde. No entanto, nenhum mostra a relação do consumo de pitangas e prevenção ou combate de doenças. Neste sentido, a Embrapa Clima Temperado está iniciando um projeto em que a pitanga será estudada quanto ao seu potencial na prevenção de câncer, uma doença crônica não-transmissível. Em trabalhos preliminares, extratos de pitanga de coloração alaranjada foram testados em algumas linhagens de células cancerígenas (câncer cólon-retal, câncer de pulmão, câncer renal, câncer de mama, câncer de ovário), demonstrando redução na proliferação e viabilidade celular. Neste projeto será focado o câncer de cólon e serão feitos estudos desde a obtenção e estabilização do extrato, até a identificação dos compostos fitoquímicos e estudos em células cancerígenas de cólon e em animais modificados geneticamente para desenvolver o câncer de cólon. Este projeto conta ainda com a parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos.
Pesquisadora da Embrapa Clima Temperado

17 outubro 2012

Acerola




 O fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.
A acerola está dividida em duas seleções: a acerola vermelha  de flores rosa e a acerola laranja de flores brancas.
No Brasil, o cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos, sendo hoje uma importante cultura da Região Nordeste, principalmente na agroindústria de polpa de fruta congelada.
Sua superfície é lisa ou dividida em três gomos. Possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da maçã. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.
Existem mais de 42 variedades de acerola que são cultivadas no Brasil. As principais são:
Apodi (BRS 235)
Cabocla
Cereja (BRS 236)
Frutacor (BRS 238)
Okinawa
Olivier
Roxinha (BRS 237)
Rubra
Sertaneja (BRS 152)

Amendoim




Embora confundido com noz, o amendoim é um membro da família da beterraba-marinha (Fabaceae) e seu fruto é do tipo fruto ou vagem. A planta do amendoim é uma erva, com um caule pequeno e folhas trifolioladas, com abundante indumento, raiz aprumada, medindo entre 30–50 cm (1-1,5 pés) de altura. As flores são pequenas, amareladas e, depois de fecundadas, inclinam-se para o solo e a noz desenvolve-se subterraneamente.
O amendoim é uma planta originária da América do Sul (Brasil e países fronteiriços: Paraguai, Bolívia e norte da Argentina), na região compreendida entre as latitudes de 10º e 30º sul, com provável centro de origem na região do Chaco, incluindo os vales do Rio Paraná e Paraguai.
A difusão do amendoim iniciou-se dos indígenas para as diversas regiões da América Latina, América Central e México. No século XVIII foi introduzido na Europa. No século XIX difundiu-se do Brasil para a África e do Peru para as Filipinas, China, Japão e Índia.
Além de "amendoim", a Arachis hypogaea recebe diversos nomes, como alcagoita ou ervilhana (sul de Portugal), aráquide, caranga, carango (Moçambique), jiguba, jinguba, mandubi, manobi, amendubi, amendo mepinda (Angola), mancarra (Cabo Verde e Guiné-Bissau). Em alemão, é conhecido por Erdnuss; em espanhol, por cacahuete (só na Espanha), maní (América do Sul) ou cacahuate (México); em francês, por arachide, arachis ou cacahuète, arachidi em italiano; em inglês, por peanut.O consumo mais popular do amendoim se dá das seguintes formas: como manteiga de amendoim (em sanduíches, doces ou consumido puro) inteiros, torrados ou cru. A principal utilização da manteiga de amendoim é em casa, mas grandes quantidades são também utilizadas na produção comercial de sanduíches, doces e produtos de panificação. Também é largamente utilizado como recheio ou componente de chocolates e bombons. No Brasil, vários produtos alimentícios têm como base o amendoim: paçoca de amendoim, pé-de-moleque, doce de amendoim, entre outros. Também é consumido no formato de bolo e sorvete.
As cascas de amendoim são aproveitados na fabricação de plástico, gesso, abrasivos, e combustível. Eles também são usados para fazer celulose (rayon e utilizado em papel) e mucilagem (cola). A parte aérea da planta de amendoim é utilizada para fazer feno. O bolo de proteína (farelo de bagaços), resíduo do processamento do óleo, é usado na alimentação animal e como fertilizante do solo. Também pode ser usado, como outros legumes e grãos, para fazer um leite sem lactose, como bebida, o leite de amendoim.

Pessegueiro

O pessegueiro este ano está carregado, e com frutos firmes, casca lisa e bem aveludada.
Prunus persica(pessegueiro) é uma pequena árvore, nativa da China, de folhas alternas e serreadas, flores roxas e drupas pubescentes, comestíveis e com propriedades aperitivas e digestivas. Possui inúmeras variedades hortícolas. A infusão das folhas e sementes é calmante e as flores são usualmente utilizadas como laxante suave.


Quase perdemos o pessegueiro,deu broca no seu tronco perto da raiz, tivemos que retirar metade dele, mais tivemos muita sorte por ele ter aguentado firme a poda, um  ano depois ele está muito bonito e cheio de frutos.

16 outubro 2012

Dia Mundial da Alimentação





O Dia Mundial da Alimentação é celebrado no dia 16 de outubro de cada ano para comemorar a criação em 1945 da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). O objetivo do Dia Mundial da Alimentação é conscientizar o conjunto da humanidade sobre a difícil situação que enfrentam as pessoas que passam fome e estão desnutridas, e promover em todo o mundo a participação da população na luta contra a fome. Todos os anos, mais de 150 países celebram este evento. Nos Estados Unidos, 450 organizações voluntárias nacionais e privadas patrocinam o Dia Mundial da Alimentação e em quase todas as comunidades existem grupos locais que participam ativamente. Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, ressalta-se cada ano um tema em que se focalizam todas as atividades.
O tema “Cooperativas agrícolas alimentam o mundo” foi escolhido "para destacar como as cooperativas e organizações de produtores agrícolas ajudam concretamente e de múltiplas formas a garantir a segurança alimentar, a criação de emprego e aliviar as pessoas da pobreza", escreve o diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, na sua mensagem sobre a data.
"Para a FAO e os seus parceiros, as cooperativas agrícolas são aliadas naturais na luta contra a fome e a pobreza extrema", sublinha o responsável, lembrando que também as Nações Unidas declararam 2012 o “Ano Internacional das Cooperativas”.

Louva-a-Deus amigo do agricultor.




NOME CIENTÍFICO: Mantis religiosa


O Louva-a-Deus é um inseto que ajuda demais nas lavouras por ele ser extremamente predador ou controlador biológico voraz de outros insetos prejudiciais ao homem, como moscas, e até pulgões , na agricultura por serem ótimos casadores de emboscadas e camuflagem,suas pernas são potentes garras,sendo que o Louva-a-Deus não tem veneno,usando suas garras para segurarem fortemente suas presas para devora-las.
O Louva-a-Deus é muito bem visto em hortas pequenas ou grandes pois eles fazem um controle biológico muito apreciado por quem prefere não usar defensivos agrícolas, sendo assim eles controlam sem degradar o meio ambiente.
Achei um lindo na chácara muito verdinho,está morando na árvore em frente a casa,espero que ele viva até o outono ,quando é a a desova, assim vamos controlar com mais essa ajudinha as famigeradas moscas.

15 outubro 2012

Milho 3

Hoje faz 25 dias que o milho foi plantado...Crescendo a todo vapor...lindo não é?

14 outubro 2012

Sauva


                                          

Hoje na parte da tardinha foi uma corrida aqui na chácara,teve revoada de sauvas no popular tanajuras,é muita formiga furando o chão para criar novas colonias ,Aqui no interior de São Paulo elas fazem essas revoadas sempre no mês de outubro,e hoje foi o dia...como não usamos veneno , o modo foi sair caçando tanajura . 

Gabi (cachorra) é a campeã,ela adora comer as formigas.Bom tem quem goste...

(”… A içá torrada venceu todas as resistências,urbanizando-se mesmo, quase tão completamente como a mandioca, o feijão, o milho e a pimenta da terra. Pretendeu-se que os jesuítas, no intuito de livrarem as lavouras da praga das saúvas, tivessem contribuindo para disseminar entre os paulistas o gosto por essa iguaria. Nada há de inacreditável em tal suposição,uma vez que já os primeiros escritos de missionários inacianos em terra brasileira, mencionam a içá como prato saboroso e saudável. Nos meses de setembro e outubro, em que saem aos bandos essas formigas aladas, buscava-as com sofreguidão, nos seus quintais, a gente de São Paulo, e ainda em pleno século XIX, com grande escândalo, para os estudantes forasteiros
eram apregoadas elas no centro da cidade pelas pretas de quitanda, ao lado das comidas tradicionais: biscoito de polvilho, pés-de-moleque, furrundum de cidra, cuscuz de baqre ou camarão, pinhão quente, batata assada ao forno, cará cozido…”)

Então segue a receita de farofa de Tanajura...

Ingredientes

Sal a gosto

Óleo ou Azeite

Farinha

Formigas Tanajura ou Içá (Atenção: somente as fêmeas aladas rainhas são utilizadas nesta receita)

Modo de Fazer

limpam-se as içás das perninhas, asas e cabeças. Em seguida, põe-se de molho em água e sal por cerca de 1/2 hora. Escorre-se bem e leva-se ao fogo, em frigideira com gordura mexendo-se sempre para não queimar. Quando estiverem bem torradas,acrescenta-se farinha de mandioca, mexendo-se sempre, resultando a farofa, ja pronta para ser comida acompanhada de café. Se quiser, coloca-se em pequeno pilão, juntando-se farinha a gosto, daí resultando uma paçoca de içás.

Bom Apetite!!

obs: a formiga é conhecida como ,iça,tanajura,formiga mata-pasto.

Muito trabalho



Foi dia de passar maquina na chácara.Juntar toda grama picada...

 para depois colocar no composto,



mais valeu ...ficou linda .


13 outubro 2012

Figo

                                                              Teremos figo...muito bom!


Gênero: Ficus 


Árvore que produz o figo chama-se figueira.É uma fruta cuja origem é a região do Mediterrâneo.É um fruto doce, saboroso e com uma polpa consistente.Externamente possui uma coloração verde clara e roxa. Internamente é avermelhado e possui várias sementes pequenas.
São muito utilizados para a fabricação de doces e compotas. O figo em calda também é muito apreciado na culinária de diversos países.
É uma fruta muito energética, pois possui uma grande quantidade de açúcar.
Ela é rica em fósforo, potássio e cálcio.
Cada 100 gramas de figo possui, em média, 150 calorias.
A casca do figo possui uma consistência porosa.

Milho 2

Depois da chuva e de ter chegado terra nos pés das mudinhas , deu uma crescida de uns 10 cm.esta ficando muito linda minha rocinha.Ejá forrei o chão com palha picada.

12 outubro 2012

Amora Gigante



Ontem plantei minha muda de amora gigante, no mês passado a vizinha aqui da chácara , deu umas amoras para experimentar, nunca tinha visto umas amoras tão grandes e doces, fui logo perguntando onde tinha arrumado aquela muda, então ela me arrumou o endereço da loja e fui encomendar, ontem chegou a  muda, plantamos, agora é esperar para provar minhas amoras gigantes.