28 setembro 2012

Dicas para formar uma horta


 Em primeiro lugar defina o seu terreno,definido ele, você irá afofar a terra e fazer camas,


as minhas são na media 3 m por 1,20 assim você não terá muito trabalho para limpar entre elas, deixe um espaço de pelo menos 0,50 cm entre as camas(para poder passar ,molhar e mesmo cuidar da horta).

Agora vamos ao preparo do solo:Acrescentar o adubo animal seja de curral bem curtido ou de cama de frango esse tem que ser em menor proporção(adubo de curral 2 kg/m² e de cama de frango será a metade) ou use substrato feito em seu próprio terreno(na página adubo verde tem como se faz).Se seu solo for muito argiloso coloque um balde de areia para 2,0 m²,misture bem ,coriga o seu solo com cal (CaOH) na medida de 50 grs de cal / m²,misture novamente sua cama,deixe descansar uma semana pelo menos.

Passado o tempo de descanso vamos cercar suas camas com (madeira,garrafas pet,essas sem fundo e gargalo,em pé e cheia terra,pedra,tijolos...)para que fiquem pelo menos uns 20 cm a 35 cm do nível do solo quanto mais altas melhor. 

Camas prontas vamos ao plantio, escolha bem o que irá plantar,para iniciantes o ideal é começar com rabanete,nabo,cenouras...e qualquer outra planta que seja de plantio direto,sem precisar fazer mudas. Molhe bem as camas de véspera ou espere chover, no dia seguinte plantes suas sementes de preferencia duas sementinhas por cova,regue duas vezes ao dia,mais cuidado para não deixar o terreno encharcado.


Boa colheita!

OBS: Entre as camas deixe o mato sempre aparado pois ele serve para manter a umidade do terreno e mantem o solo vivo.


26 setembro 2012

Geleia de pimenta dedo-de-moça


Ingredientes:

1 kg de pimenta dedo - de - moça
1 1/2 de acúcar união
1 litro de água
10 gr de cravo- da -india
10 gr de canela pau

Modo de Fazer:

Primeiro passo é retirar as sementes da pimenta.
Depois deve escalda-las.
Enquanto isso prepare a calda com água e açúcar.
quando estiver fervendo ,coloque a canela e o cravo.
Deixe ferver , por último coloque a pimenta e deixe reduzir no ponto de geléia.
O segredo está na canela que tira o ardor da
pimenta.

O picante fica bem disfarçado,é uma delicia para comer com pão,recheio de bolo,bombom,torradas,e ate com peito de frango.

Alface


A alface constitui uma importante fonte de sais minerais, principalmente de cálcio e de vitaminas, especialmente a vitamina A. Juntamente com o tomate, é a hortaliça preferida para as saladas devido ao seu sabor agradável e refrescante e facilidade de preparo.
Originária da Europa e da Ásia, a alface pertence à família Asteracea, como a alcachofra, o almeirão e a chicória ou escarola. É conhecida desde 500 anos antes de Cristo.
 Alface pode ter a folha lisa ou crespa, com ou sem formação de cabeça. Também existem alfaces com folhas roxas ou folhas bem recortadas. A alface tipo americana possui as folhas mais crocantes e forma cabeça.
Quaisquer das alfaces citadas acima podem ser cultivadas no solo ou em solução nutritiva (mistura de água e nutrientes). A alface cultivada em solução nutritiva, é chamada alface hidropônica.
As folhas da alface devem apresentar aspecto de produto fresco, ou seja, devem ser brilhantes, firmes, sem áreas escuras. Ao escolher a alface, deve-se evitar amassá-la ou quebrar as folhas, selecionando-a com cuidado, pelo seu aspecto. Em respeito aos outros consumidores, deve-se evitar pegar em todas as unidades expostas na banca.
Hortaliça que se estraga mais rapidamente. Fora da geladeira deve ser mantida com a parte de baixo dentro de uma vasilha com água ou dentro de saco de plástico aberto, em local bem fresco, por até 1 dia. Quando conservada em geladeira, deve ser mantida em saco de plástico ou em uma vasilha de plástico tampada, retirando-se as folhas de acordo com a necessidade de consumo. Nesta condição, a alface pode ser mantida por três a quatro dias. Quando já picada, deve ser mantida na embalagem original ou em vasilha de plástico tampada, por dois a três dias. A alface de hidroponia deve ser conservada com as raízes; assim durará por mais tempo.
A alface não tolera congelamento.



Molho para salada de alface
(Cortesia de: Leonardo de Brito Giordano)

Ingredientes:

* 4 dentes de alho amassados;
* 1 xícara (café) de vinagre;
* Suco de 1 limão;
* 1 colher (sopa) de azeite de oliva;
* 1 colher (sopa) de mostarda em pasta;
* Sal e orégano a gosto.

Modo de fazer:

Misturar todos os ingredientes e servir.



Dicas: http://www.cnph.embrapa.br/paginas/dicas_ao_consumidor/alface.htm

25 setembro 2012

Geleia de Jabuticaba



Geleia de Jabuticaba

1/2 kg de açúcar refinado
1 kg de jabuticaba
1 l de água

Modo de preparo:
Bater tudo no liquidificador, depois passar na peneira
Colocar numa panela e deixar ferver até ficar com ponto de geleia. 

A chuva continua...


A previsão é para o dia hoje todo chuvoso...só resta esperar para poder começar a trabalhar.

24 setembro 2012

Acelora


A acerola (Malpighia emarginata ou Malpighia glabra), também conhecida popularmente como cereja-das-antilhas ou cereja-de-barbados, tem origem nas Antilhas, América Central e norte da América do Sul. Pertence à família das Malpighiaceae.
O fruto nasce na aceroleira, que é um arbusto de até três metros de altura, cujo tronco se ramifica desde a base e cuja copa é bastante densa com pequenas folhas verde-escuras e brilhantes. Suas flores, de cor rósea-esbranquiçada, são dispostas em cachos e têm floração durante todo o ano. Após três ou quatro semanas, se dá sua frutificação. Por ser uma planta muito rústica e resistente, ela se espalhou facilmente por várias áreas tropicais, subtropicais e até semiáridas. A acerola, quando madura, tem uma variação de cor que vai do alaranjado ao vinho, passando pelo vermelho. Esta coloração é resultado da presença de antocianinas, especialmente pelargonidina e malvidina.
A acerola está dividida em duas seleções: a acerola vermelha e a acerola laranja.
No Brasil, o cultivo de acerolas teve um forte crescimento nos últimos vinte anos, sendo hoje uma importante cultura da Região Nordeste, principalmente na agroindústria de polpa de fruta congelada.
Sua superfície é lisa ou dividida em três gomos. Possui três sementes no seu interior. O sabor do fruto é levemente ácido e o perfume é semelhante ao da maçã. Possui vitaminas A, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), cálcio, fósforo, ferro e, principalmente, vitamina C, que, em algumas variedades, chega a estar presente em até 5 gramas por 100 gramas de polpa. Este valor chega a ser oitenta vezes superior ao da laranja e ao do limão.

Triturador de galho

Não é loucura,mais um triturador de galhos ajuda muito em uma chácara ,alem de manter o terreno limpo , você pode fazer uma compostagem para ser usada em sua horta.Tritura numa proporção de 10 para 1,reduz drasticamente seus galhos, folhas,restos de cozinha(cascas)cruas,e sobra um adubo orgânico rico em fosforo,nitrogênio,cálcio,carbono e mais os microrganismos.

23 setembro 2012

Primavera


Começou ontem a primavera (22/09/2012).A estação das flores e do começo dos plantio anual,tal como algumas culturas:  maracujá                               set-mar
                           jiló                                         set-fev
                           maxixe                                   set-fev
                           pepino                                   set-fev
                           quiabo                                   set-jan
                           repolho                                  set-jan
                           camomila
                           ou maçanilha                          primavera
                           erva-cidreira                          primavera
                           endro                                     primavera
                           funcho                                    primavera
                           manjericão                             primavera
                           tomilho                                   primavera
                     



22 setembro 2012

Maracujá


O maracujá possui um formato oval e sua casca, na fase madura, apresenta-se na cor amarela. Junto com a polpa, também de cor amarela, encontra-se uma grande quantidade de sementes.
Este fruto é fonte de vitaminas A, C e do complexo B. Além disso, apresenta boa quantidade de sais minerais,ferro, sódio, cálcio e fósforo.
Possui propriedades que funcionam como calmante natural no organismo humano.
Existem várias espécies de maracujá, porém as mais conhecidas são: maracujá mirim, maracujá melão, maracujá guaçú e maracujá do iguapó.
O maracujá de casca enrugada possuem a polpa mais doce, enquanto os de casca lisa são mais ácido.
Cada 100 gramas de maracujá apresenta, aproximadamente, 70 calorias.
É um fruto que necessita de clima tropical ou subtropical para a sua reprodução adequada.
É muito utilizado na fabricação de sucos, xaropes e sorvetes.
O Brasil é o maior produtor mundial de maracujá.

21 setembro 2012

Amoras...Frutinha da estação.


Geléia de Amora:

Ingredientes:

1 kg de amora

1  xícaras de chá de água

250 g de açúcar

Modo de Preparo:

Lave as amoras e coloque-as em uma panela com água. Ferva até que fiquem macias. Passe tudo por uma peneira fina. Leve ao fogo com o açúcar e ferva mais um pouco, até engrossar. Se quiser conservar a geléia, coloque em vidros(umas gotinhas de limão) e esterilize em banho-maria, fechando bem para melhor conservação.


Cheiro...



Pena que não dá para postar cheiro,aqui é tudo cercado de pinheiros e com essa chuva de dois dias o cheiro que está exalando dos pinheiros é indescritível, fui agora tirar essas fotos ,já que a chuva deu uma amenizada, a vontade é de ficar lá sentindo o cheiro dos pinheiros com a chuva fina batendo no rosto.Muito bom mesmo,que paz!

O adubo que estou usando.


Bom como a ideia é não utilizar adubo químico , estamos utilizando o que temos na mão ,ou seja folhas, mato picado, e grama cortada , do seguinte modo , passo a maquina na chácara toda e o resido que sobra é usado como adubo verde.Quando passo a maquina vai agregando uma massa de terra ,areia e resido do mato cortado ou da grama ,isso é retirado da maquina e misturado a terra, é um concentrado que afirmo em dizer muito forte , as plantas vem com  força e beleza, comecei testando isso nos vasos e deu certíssimo.A massa negra tem um cheiro de mato concentrado,muito bom.Agora estamos vendo a possibilidade de comprar um triturador de galhos e folhas,assim facilitara o trabalho.
Para quem tem a maquina de cortar grama não despreze a massa negra que fica grudada nela ,vai juntando em um canto e usando nas suas hortas,vale a pena.

20 setembro 2012

Sabe o galinheiro...

Agora ele cresceu ,fechou com uma tela de galinha, 15 metros no final da chácara elas agora terão espaço de sobra para ciscar ,mais o galinheiro móvel ficou lá dentro, para elas poderem dormir e comer, fora que os ninhos também estão lá,e quando precisar pode prende-las.


Daqui a pouco vou estar vendendo ovos e derivados.

Plantamos Aipim

Ganhamos uma rama de mandioca do vizinho a rama deu 15 mudas,essas teremos que esperar 1 ano.

Plantei o milho...

Primeiro passo depois da chuva de ontem, foi plainar o terreno, fazer as covas,entre ruas de 1m por espassamento de 20cm, e como fiz buracos,me senti uma toupeira de desenho animado,o terreno ficou todo furado.






Depois foi colocar as sementes,2 em cada covinha,ai chegou a hora de tampar as covinhas e esperar os 90 dias para colheita,plantei milho verde.


19 setembro 2012

Lua ...

Estava muito linda a lua na noite passada.


E a chuva chegou finalmente...





Que saudade da chuva!Depois de uma longa estiagem,finalmente hoje caiu uma chuvinha ,levou 20 minutos mais deu uma refrescada,ontem foi dito no jornal que só daqui a dois dias que irá chover o dia todo.Ai sim, será bom,mais com essa chuvinha já irá resolver o problema da puera.

18 setembro 2012

Finalmente acho que está chegando a chuva...

Hoje deu um chuvisco,até sexta feira está previsto mais chuva...estou na torcida,agora vou plantar o milho pois já está passando do tempo.

17 setembro 2012

Beija Flor ou Colibri?


Não sei se é beija -flor ou colibri, só sei que ele é lindo de um azul marinho tão intenso que brilha de longe e ele adora água,seja para beber ou tomar seu banho matinal.

16 setembro 2012

Segue o progresso da horta...

Nosso alface americano está ficando muito bonito,mais temos que molhar duas vezes ao dia a seca está derrubando.


Já a abóbora cabotiá está florindo,mais já tem umas abobrinhas nascendo.

É de dar água na boca...

Isso que é uma rama! O aipim (mandioca)como já disse antes está chegando a época da colheita,daqui para frente será encontrada nos mercados a baixo preço.
Amanhã o almoço será bobó de camarão,nada mal em?

Tudo limpinho ...


Tudo limpinho e seco.E nada de chuva ainda,no jornal falou que semana que vem chove,mais que não é para animar ,pois será chuvas esparsas ou seja pode chover ou não,continuo na espera...

Lírio eu acho...

Ontem nasceu o meu lírio amarelo...lindo!
Só que hoje Gabi comeu...não sobrou nem a batata.